3 Dicas para Homens que querem Aprender a Conduzir Bem na Dança de Salão

Fred Aster sozinhoÉ notório que no início do processo de aprendizado das danças de salão os homens se sentem inseguros para conduzir suas parceiras, sendo este fato algo muito natural, pois logicamente fica difícil alguém conduzir alguém se não está seguro e convicto do que quer fazer e da direção que pretende ir.

Por uma convenção social se estabeleceu a cultura onde o homem é quem conduz a mulher nas danças de salão. Na minha opinião não precisa ser sempre assim, mas quase sempre é.

Entretanto eu particularmente entendo que a dança de salão é um diálogo corporal e por isso tanto o homem quanto a mulher podem e precisam saber falar e ouvir  para que exista de fato um diálogo verdadeiro. Entendo que falar na dança de salão é propor e conduzir, e ouvir é interpretar e responder.

Vale considerar que como todo processo de comunicação decorrente de diálogos, nem sempre haverá plena compreensão e as respostas não serão necessariamente sempre sim. Por isso é preciso aprender também desde o início a conviver com naturalidade com os imprevistos que geram desencontros.

Devido ao modelo sociocultural aceito ainda na atualidade, desde o início do aprendizado dos diversos ritmos das danças de salão os homens precisam aprender a conduzir paralelamente ao aprendizado dos passos básicos inicias. Ou seja, os homens precisam saber fazer os seus passos e conduzir as mulheres simultaneamente.
Homem Conduzindo o Par em Dança

Segue abaixo 3 dicas que vão ajudar os homens nessa dupla tarefa de fazer o seu passo e conduzir as mulheres:

  1. Saiba que é melhor aprender bem o seu passo antes, para só depois fazer junto com a mulher e assim conseguir conduzi-la. Pois normalmente só é possível conduzir o outro quando antes se sabe o que fazer e para onde quer levar o seu próprio corpo. Portanto para conseguir conduzir com eficiência é necessário prestar atenção e coordenar bem, antes a si mesmo. Essa é a importante etapa onde se desenvolve a consciência corporal e noção espacial.
  1. Muitos homens pensam que se conduz só com os braços e mãos. Porém é importante saber que se conduz com todo o corpo e praticar, porque só assim o homem conseguirá ser eloquente em sua dança.
  1. Parceiros de DançaSaber abraçar é fundamental para estabelecer uma boa conexão com a parceira, que possibilitará conduzi-la, por isso sugiro aos homens fazerem constantemente muitos exercícios para desenvolver um bom abraço, aquele que acolhe, cuida, respeita e leva sem impor.