O que é “dançar gostoso”?

Gostoso é aquilo que dá prazer, tem bom sabor e satisfaz quando está na medida certa. Diante desta definição podemos entender que dançar gostoso requer muita atenção e conhecimento.

Na dança de salão, dançar gostoso tem uma dimensão ampla, pois se trata de uma atividade social. Por isso, não adianta ser gostoso só para si mesmo, é necessário que seja gostoso para o outro, considerando também os outros pares que compartilham o mesmo espaço na pista de dança.

Dancar gostoso

Eu, como professor, oriento aos alunos a direcionarem mais foco em desenvolver a capacidade de cuidar e colaborar com o outro e com os outros, e menos foco na quantidade de passos realizados durante uma dança. Faço isso, porque valorizo mais a qualidade de cada movimento na dança, assim como o ambiente harmônico, do que a quantidade de movimentos.

Não é nenhuma novidade que a atenção aos detalhes faz realçar o sabor, seja na gastronomia, num relacionamento ou na dança a dois. Mas quais são estes detalhes que deixam mais gostosa a dança de salão? Eles são diversos e percebidos por quatro sentidos: visão, audição, tato e olfato. Não existe uma fórmula única, pois o que é gostoso para uma pessoa nem sempre é para outra. Vale considerar que segundo a neolinguística as pessoas têm preferências diferentes para se relacionarem, umas são mais visuais, outras mais auditivas ou mais sinestésicas.

 

Aspectos visuais:

No baile, ambiente natural da dança de salão sempre existirão os observadores vendo e analisando quem dança bem, ou seja, dança com cuidado, atenção e respeito.

Durante a dança a dois o olhar e a fisionomia fazem toda a diferença e determinam se a dança será gostosa ou não. Quero dizer que uma fisionomia fechada, um olhar vago ou constantemente para o chão impossibilitam uma dança gostosa. Diferentemente de quando durante a dança se trocam olhares e sorrisos.

 

Aspectos Auditivos:

O ritmo é um detalhe importante a ser considerado para uma dança gostosa. Para isso é preciso saber harmonizar o seu ritmo com o ritmo do seu par primeiramente, em seguida com a música e depois com os outros pares na pista de dança. Lembre-se que é importante que seja agradável para todos. Conhecer a música e saber aproveitar todas as suas variações rítmicas e melódicas é outro aspecto que colabora muito para realçar o prazer da dança.

 

Aspectos Sinestésicos:

A dança de salão é uma linguagem corporal predominantemente sinestésica devido aos diversos pontos de contato físico, pois o abraço numa dança gostosa é imprescindível. Mas como já disse anteriormente, nem todos as pessoas tem preferência de se relacionarem pelo toque. Eis aí uma das dificuldades que muitos têm para dançar a dois. Costumo dizer que o respeito é um ingrediente indispensável para dançar gostoso.

 

Você deve estar pensando e o olfato?

Um par cheiroso sem dúvida nenhuma colabora para uma dança ainda mais gostosa, portanto cuide do seu hálito, suor ou perfume exagerado.

 

Fica evidente que para dançar gostoso é preciso conhecimento.

Como se faz para adquirir esse conhecimento?

Primeiro, conhecimento não se adquire só na teoria, tem que praticar para experimentar, comprovar e assim assimilar. O prazer está relacionado a naturalidade, espontaneidade, entrega, doação, mas isso só se conquista com muita prática, não tem milagre. O segredo para dançar gostoso é dançar sempre com muito respeito e cuidado. Procure bons profissionais para lhe orientar em todos os passos durante o aprendizado.

Você já pensou em mudar sua vida através da dança? Então tenho um convite a fazer, da uma olhadinha no nosso Curso de Dança Online.
pointing-down

Quero saber mais sobre o Programa A MU.dança e receber minhas Aulas Grátis.


Conhece nosso Curso de Dança Online? Clique aqui.

Além do Curso de Dança Online, ao se inscrever você participa automaticamente de todas as promoções, os vencedores ganham um curso inteiramente grátis.

Caso queira receber aulas gratuitas e informações sobre nosso novo Curso de Dança Online A MU.dança, você pode deixar seu email com a gente.


Ainda não conhece o programa A MU.dança?

Tudo que você precisa saber está nessa página, assista os videos e descubra por que todo mundo quer garantir sua vaga. Mais não esqueça de se cadastrar.

Quero saber mais sobre o Programa A MU.dança e receber minhas Aulas de Dança Grátis.


Conhece nosso Curso de Dança Online? Clique aqui.

Além do Curso de Dança Online, temos uma biblioteca de videos de dança e aulas gratuitas para você ir experimentando.

Deixe seu nome e email agora para receber nossos conteúdos exclusivos como: Aulas gratuitas, descontos e novas promoções.


Ainda não conhece o programa A MU.dança?

Para saber mais agora clique aqui, assista os videos e descubra por que todo mundo quer garantir sua vaga.

Conhecer A MU.dança
ass-maycon