6 Dicas para ter uma boa postura corporal na dança de salão

Muitas pessoas já sabem que dança de salão é uma atividade física que promove diversão e socialização. Porém nem todos dão a atenção necessária para a postura corporal durante sua prática.

Mas porque será que muitos dançam com esta desatenção em relação a postura corporal?

Atuando por mais de uma década como professor de dança de salão eu observei que basicamente existem 2 motivos principais:

  • Falta de conhecimento de sua importância e benefícios;
  • Falta de ampla consciência corporal.

É fato que ignoramos o que não conhecemos, bem como não damos importância ao desconhecido, e por consequência isso não tem significado e portanto não interessa.

Como docente da dança de salão entendo que seja responsabilidade dos professores compartilharem informações sobre a importância da postura nesta atividade, justamente para estimular o interesse dos alunos, para que prestem mais atenção nela e com isso possam sentir seus benefícios.

Mas afinal qual a importância e os benefícios de ter uma boa postura corporal?

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São muitos os benefícios que extrapolam a prática da dança de salão e refletem em muitos outros aspectos da vida.

De maneira mais ampla, é fato comprovado que, quem tem uma boa postura tem mais saúde.

Saúde física:

A boa postura corporal evita lesões, fadiga, deformações, desequilíbrio, dores nas costas e de cabeça, além de melhorar a capacidade respiratória.

Saúde psicológica:

São muitos os estudos científicos que comprovam que a mentalidade interfere no corpo físico, assim como o corpo físico interfere na mentalidade, ou seja, na psicologia. Portanto ao melhorar a postura corporal melhora vários aspectos da psicologia, como por exemplo: aumenta a autoestima, autoconfiança e otimismo, que consequentemente diminui o estresse.

Ao focar na dança de salão, posso citar também vários benefícios específicos decorrentes de uma boa postura corporal. Como por exemplo:

Quem dança com uma boa postura corporal desfruta de uma dança muito mais equilibrada, elegante, eficiente, segura, fácil, harmônica, leve, agradável e bela.

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Importante:

Considerando que dançar é fluir. Para fluir é necessário ser flexível, e não existe flexibilidade num corpo e numa mente rígida. Portanto uma boa postura corporal na dança de salão é também flexível, ou seja, adaptável.

Depois de compartilhar com você informações sobre a importância e benefícios, agora vou propor 6 exercícios práticos para ter uma boa postura corporal na dança de salão.

A – Alinhamento da Coluna – exercício da parede:

Muitas vezes as pessoas não têm consciência de sua postura e por isso fica impossível corrigi-la. Por isso sugiro que utilize a superfície de uma parede para se encostar, tocando com a maior parte das costas, cabeça, glúteos, pernas e pés na parede. Pois assim pode reconhecer como é estar com o corpo alinhado.

Sugestão de exercício:

  1. Permanecer nesta posição uns 2 minutos respirando suave e profundamente para primeiramente ajustar o corpo ao alinhamento da parede e depois registrar a postura corporal bem alinhada.
  2. Logo em seguida do exercício de alinhamento postural na parede, sugiro dançar 1 música com uma parede imaginária nas costas.

B – Quadril encaixado:

O quadril encaixado é uma posição natural do corpo humano, pois preserva as articulações da coluna, evita a sobrecarga na lombar, prevenindo e até evitando a lordose, além de melhorar o equilíbrio. Em síntese é natural, bonito e saudável.

Sugestão de exercício:

  1. Abraçar seu par, encaixar o quadril juntando um com do outro. Com isso o centro de gravidade (que fica próximo ao umbigo) dos dois vai ficar bem próximo colaborando para um bom eixo de equilíbrio do casal.
  2. Após abraçar, ambos com os quadris encaixados e juntos vão dançar 1 música com uma pressão para frente, como se um estivesse empurrando o quadril do outro.

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C – Apoiaduras dos pés:

Nossos pés são nossa base de equilíbrio e também quem recebe todo o peso de nosso corpo enquanto dançamos. Portanto importante saber que parte dos pés apoiamos no chão. Ao apoiar mais na parte da frente dos pés (metatarso) e na parte interna evitamos o desequilíbrio e torções nos tornozelos.

Sugestão de exercício:

  1. Descalços juntar os pés e transferir o peso do corpo para a parte da frente dos pés para reconhecer esta apoiadura dos pés.
  2. Dançar uma música fazendo passos simples, de preferência básicos, prestando atenção para dançar com o peso do corpo mais na parte da frente e interna dos pés para comprovar se vai se sentir mais equilibrado.

D – Peito aberto e altivo

Quando a pessoa se coloca com o peito aberto e altivo, ela gera em si mesma confiança, segurança e elegância, transmitindo esses elementos importantes para se dançar bem, também as outras pessoas que a observa.

Sugestão de exercício:

  1. Dançar uma música fazendo passos simples, de preferência básicos, prestando atenção para manter o peito aberto e altivo durante toda a dança.
  2. Dançar uma música fazendo passos simples, de preferência básicos, mas mulher ao abraçar o homem apoia sua mão direita no meio do peito do homem (osso esterno) e pressiona par acima.

E – Braços conscientemente ativos:

Para ter uma boa postura na dança de salão também devemos considerar os braços, pois eles além de serem funcionais em vários aspectos também compõem o conjunto estético de uma boa postura.

Sugestão de exercício:

  1. Sozinho(a), movimentar os braços colocando-os na posição padrão do abraço tradicional das danças de salão e dançar uma música sustentando os próprios braços. Isso vai fortalecer a musculatura e conscientizar que é necessário saber sustentar os próprios braços.
  2. Abraçar seu par com tônus muscular alto, ou seja, com tensão muscular, realizando uma pressão onde através de uma força horizontal se busca estabelecer um circuito fechado de energia. Desta forma além de desenvolver uma boa postura no abraço, também se desenvolve um abraço firme que consegue estabelecer uma boa conexão com o par.

F – Flexibilidade postural – adaptação ao par e a música:

Quando nos referimos a uma boa postura na dança de salão, é importante considerar sua complexidade e dinamismo, por isso saber dançar com uma postura flexível é fundamental para estabelecer harmonia com o par e a música.

Sugestão de exercício:

  1. Dançar muito com pessoas diferentes sempre com a disposição de se ajustar ao par, pois essas experiências vão possibilitar o aprendizado da adaptação aos diferentes corpos e seus gingados.
  2. Dançar ritmos diferentes com atenção aos estímulos que cada um gera e buscar a partir desses estímulos dançar com posturas diferentes. Esse exercício possibilitará a ampliação da expressividade corporal em cada um dos ritmos da dança de salão.

Como o objetivo de compartilhar informações sobre a importância de boa postura corporal na dança de salão, estimulando o interesse dos praticantes para prestarem mais atenção nela e com isso conseguirem sentir seus benefícios, gravei uma série de 7 vídeos com as dicas que citei acima.

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